domingo, 3 de abril de 2011

Duas perguntas à Stella McCartney


1 - Qual o segredo para ter uma vida normal, mesmo acabando de ter o quarto filho e um ritmo de trabalho, digamos bastante forte e pesado?
Stella: É achar um equilíbrio! Há muita pressão na indústria da moda e isso é para todo mundo e não só para os estilistas. Essa é uma indústria que não tem piedade mesmo e é muito competitiva, você sabe, há milhares de grifes por aí, mas poucas do nível em que eu trabalho. Eu tenho muita sorte de ter o emprego que tenho, mas concordo que é um universo estressante e maluco, e nessa situação o único caminho é achar um equilíbrio.
Tenho sorte por ter marido e filhos e assim, consigo viver minha vida além da moda, me ajuda a manter um olhar mais realista das coisas. Se não tomar cuidado você pode perder de vista o que realmente é importante, e isso acontece em qualquer profissão. Mas, realmente, está tudo muito louco no momento. Há cada vez mais coleções, você tem que ser cada vez maior, os preços tem que ser mais baixos e as entregas mais rápidas a cada estação. Ao mesmo tempo, este é um momento interessante, é uma indústria global e empolgante, mas você não pode se deixar contaminar pela loucura.
2 - Muitas marcas, aqui e fora, estão usando peles em suas coleções. Quais os recursos hoje para fazer peles cada vez mais parecidas com as verdadeiras?
Stella: Há milhões deles. Você pode simplesmente usar pele falsa, que está disponível no mercado, mas eu acabo usando muitas outras técnicas, como tear ou tricô, que você escova e trabalha em cima. Há muitos processos manuais interessantes que podem simular todo aquele volume. Você pode cortar em camadas, compactar, desfiar. Há muitas formas de criar efeitos lindos, mas infelizmente essas técnicas ainda encarecem o valor final das roupas. De qualquer forma é muito mais gentil ao meio-ambiente.

Nenhum comentário:

Postar um comentário