segunda-feira, 13 de setembro de 2010

Vermelho para emagrecer?


Não, não, agora o papo não é a cor tendência nos looks modernosos ao verão que tomara chegue bem rápido e quente (o findi já promote ser ensolarado e ideal para atualização do bronze). Vamos falar sobre as frutinhas vermelhas que, dizem, fazem perder peso. Ok, recebi esse material e claro vou passar a meus antenados e novidadeiros leitores. Afinal queridos, vai que dá certo!
A gordura corporal, já se sabe, é um processo inflamatório. A boa notícia é que dá para combatê-la com prazer. As armas, que delícia, são as frutas vermelhas, como morango, cereja, amora, framboesa, açaí e ameixa vermelha. “Elas ajudam a reduzir a gordura total e a abdominal”, diz Patricia Davidson Haiat, nutricionista funcional, amiga de Floripa. Outra coisa que encontrei sobre este “vermelho” assunto é que duas pesquisas recentes, publicadas nas revistas americanas Journal of Nutrition e Journal of Medicinal Food, mostraram que o consumo de cerejas e blueberries atenua a inflamação do organismo. O mérito é todo das antocianinas, pigmentos arroxeados visíveis na casca. Além das propriedades antioxidantes, esses compostos eliminam o excesso de gordura no sangue. Como bônus, as artérias ficam tinindo. O coração e o cérebro agradecem.
Tá e porque elas dão saciedade? As frutas vermelhas são ricas em fibras solúveis, principalmente pectina. Elas absorvem boa quantidade de água e formam uma espécie de gel, permanecendo mais tempo no estômago. E aí o hipotálamo, estrutura do cérebro que, entre outras funções, controla o apetite, recebe a seguinte mensagem: chega de comida. Simples assim!

Nenhum comentário:

Postar um comentário